segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Igreja e Convento São Francisco -Salvador -Bahia
















Olá pessoal ,tudo bem?
Gente fui passear uma semana em Salvador e me encantei com a cidade ,como nosso país é rico em cultura , arquitetura e paisagem natural .Quanta beleza!! As construções são belíssimas ,a igrejas de uma riqueza estonteante,o Pelourinho é maravilhoso em suas cores ,restaurantes ,arte então nem se fale ......como é minha área ,dá para ficar horas olhando telas dos artistas da região ,quanta cor e movimento .Retrato fiel do que é a Bahia !
As praias são maravilhosa ,a comida então nem se fale .....voltei um pouquinho mais pesada ,isso que é ruim ,mas fazer o que ,ficar sem comer que não dá ,né?!.....rrrssss.
Tirei várias fotos ,mas aqui estou mostrando uma igreja que fica no Pelourinho ,Igreja e Convento São Francisco ,que é de espantar de tanta beleza !!
A Igreja de São Francisco é um dos melhores modelos da primeira época do estilo barroco. Ou como se diz usualmente do estilo "colonial".è toda revestida de talha dourada ,que lhe dá uma aparência de uma grande "igreja de ouro".
Os painéis de azulejos que revestem as paredes do fundo representam cenas da vida de São Francisco de Assis .São tantos detalhes feitos por artista da época ,nomes como: Manuel Inácio da Costa (baiano) Bartolomeu Antunes (português),Pedro Ferreira (baiano),Antônio de Sousa Paranhos (baiano)Frei Luís de Jesus .
Em 1587 -Chegaram os primeiros franciscanos à Bahia e instalaram-se nas casinhas anexas a uma pobre Capela dedicada a São Francisco ,no local onde é hoje a portaria do convento ,em 1591 começou a construção do Convento ,em 1713 inaugurou a Igreja que somente foi concluída em 1723 e em 1750 terminou a sua decoração interna.

2 comentários:

  1. Oi Re

    Linda essa igreja mesmo , vc precisa agora conhecer as de Ouro Preto, que marca a mesma época Barroca no Brasil. Quem sabe a gente nao vai junto?rss Deus te abençoei nas suas criações!!Bejokas

    ResponderExcluir
  2. Ah Re ,fiz uma propaganda tua no meu blog , passa la e ve se gosta...qqr coisa mudamos a foto ok.
    Bjinhos

    ResponderExcluir

Comentários:

PRECE DE CARITAS

Deus , nosso Pai , que sois todo Poder e Bondade , dai a força àqueles que passam pela provação , dai a luz àquele que procura a verdade , ponde no coração do homem a compaixão e a caridade.
Deus ! Dai ao viajor a estrela guia , ao aflito a consolação , ao doente o repouso.
Pai ! Dai ao culpado o arrependimento , ao Espírito a verdade , à criança o guia , ao órfão o pai.
Senhor ! Que vossa bondade se estenda sobre tudo que criastes . Piedade , Senhor , para aqueles que vos não conhecem, esperança para aqueles que sofrem.
Que a vossa bondade permita aos Espíritos consoladores derramarem por toda a parte a paz , a esperançae a fé .
Deus ! Um raio , uma faisca do vosso amor pode abrasar a terra ; deixai-vos beber nas fontes dessa bondade fecunda e infinita , e todas as lágrimas secarão , todas as dores se acalmarão.
Um só coração ,e um só pensamento subirá até vós , como um grito de sofrimento e de amor.
Como Moisés sobre a montanha ,vós vos esperamos com os braços abertos , oh ! Bondade , oh !Beleza , oh ! Perfeição , e queremos de alguma sorte merecer a vossa misericórdia.
Deus ! Dai-nos a força de ajudar o progresso afim de subirmos até vós , dai-nos a caridade pura ,dai-nos a fé e a razão ; dai-nos a simplicidade que fará das nossas almas o espelho onde se reflitirá a Vossa Imagem.